Português

Blog Carlos Marques Imóveis

Imobiliária em Itapema

Alugar ou comprar em Itapema, qual a melhor opção?

Alugar ou comprar em Itapema, qual a melhor opo?

Adquirir um imóvel é sempre um momento importante das nossas vidas. Tanto para locação, mas como também para obter em definitivo. É um grande passo para a realização de um sonho e, por isso, muitas dúvidas surgem antes de bater o martelo. Um dos grandes questionamentos que permeiam o imaginário das pessoas é sobre qual seria a melhor situação, alugar ou comprar? Por esse motivo a Carlos Marques Imóveis vai tentar te ajudar a ter um norte nesse sentido e o melhor é que temos o local ideal para isto: Itapema.

Antes de mais nada, para começar a decidir qual será a sua posição é preciso escolher o lugar ideal. E porque Itapema? O município catarinense está em constante desenvolvimento. Com uma população estimada em cerca de 70 mil habitantes, é bastante tranquilo, em relação aos grandes centros urbanos, mas também apresenta opções de diversão e, principalmente, infraestrutura de alto nível.

A grande movimentação de turistas é o que acaba atraindo investimentos para a cidade e, assim, colaborando na melhoria dos serviços públicos e também da iniciativa privada. Nesse sentido, Itapema vem se tornando um polo industrial e também acadêmico, recebendo novas empresas e também instituições de ensino. Não à toa, recentemente, em 2018 apresentou o maior índice de crescimento econômico do litoral norte catarinense e alcançou dois anos seguidos o top 10 de cidades com maiores taxas de empregabilidade em Santa Catarina.

Com relação a investimentos, o mercado imobiliário se mantém aquecido, mesmo em tempos de crise. Os empreendimentos tiveram crescimento acima da inflação e as possibilidades de lucro giram em torno de 100% a 150%. E a vantagem é que existem opções tanto para pessoas que procuram imóveis mais acessíveis, quanto para aquelas que têm interesse em alto padrão. Nesse sentido, a média do metro quadrado fica abaixo da média de outros municípios mais badalados. E os empreendimentos para o público AAA também está em pleno crescimento, com projetos surgindo rapidamente e impactando Itapema.

E é claro que não poderiam faltar as belezas naturais como um dos grandes atrativos do município. O litoral é marcado por oito praias, que se estendem por 14 quilômetros de orla. O mar limpo, de água cristalina com a areia fina chamam bastante atenção dos turistas e da população local. E o melhor é que elas ficam próximas de áreas urbanas, criando uma mescla com serviços comerciais de qualidade, comodidades para os visitantes e restaurantes com a excelente gastronomia litorânea. Além disso, sua localização próxima à BR-101 facilita para passeios em outras localidades e também para a chegada no município.

Se você estava em dúvida e bateu o martelo para morar em Itapema, falta então decidir qual vai ser o modelo de negócio escolhido.

Alugar ou comprar em Itapema?

Como dito anteriormente, antes de realizar a decisão é preciso decidir o local ideal para você. Sabendo disso, o que é melhor, alugar ou comprar em Itapema? O fato é que não existe uma resposta definitiva para esta pergunta e sim indicações para os casos distintos de cada pessoa.

Existem alguns aspectos que precisam ser levados em conta e um deles, obviamente, é o financeiro. Muitas pessoas não têm dinheiro suficiente para comprar um imóvel e, por isso, escolhe legitimamente alugar. Porém, existem outras questões a serem consideradas, como por exemplo o planejamento de uma mudança temporária, planos incertos sobre ter uma família e também planos de mudar de país.

Além disso, existe um senso comum errado de que alugar é jogar dinheiro fora. No entanto, existe um cálculo simples que demonstra como isto está equivocado. O princípio básico é de que ao invés de comprar o imóvel, é possível investir o montante usado para isso por determinado período. Assim, com os rendimentos gerados, pode-se pagar o aluguel e reinvestir os valores que sobrarem.

O cálculo para saber a taxa de aluguel mensal é feito dividindo o preço do aluguel pelo valor do imóvel e multiplicar o resultado por 100. Caso a taxa seja acima do investimento das aplicações financeiras, vale a pena comprar o imóvel. Caso contrário, o recomendado é alugar um imóvel e invista o seu dinheiro.

Com relação à compra, existem fatores que se destacam nesse sentido. Um deles é a valorização. Como apontamos, Itapema está em constante desenvolvido e, por consequência, a valorização do imóvel. Por isso, torna-se com toda a certeza um investimento de retorno garantido. Além disso, nesse sentido, imóveis são classificados como bens tangíveis, eles estão menos suscetíveis às variações de preços a curto prazo. Eles também podem servir como fonte de renda, com a possibilidade de realizar o aluguel de temporada.

Em resumo, comprar depende de um investimento maior, mas que terá um retorno certo, que é a propriedade em seu nome. Enquanto alugar não demanda um valor inicial alto, mas não traz um retorno tão significativo, caso não seja possível realizar investimentos ao longo do período de estadia.
 





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.